Grupos de Discussão
Informamos que a lista abaixo se refere aos trabalhos que estão aptos para serem apresentados com o local e a hora das apresentações.

No intuito de não prejudicar alguns autores, tomamos a liberdade de fazer alguns ajustes que
poderão/deverão ser desfeito com a autorização e ou regularização dos demais autores.

1.Os autores que estavam com pendência 2 (Não inscrito no site do evento) foram retirados do trabalho.

2.  Nos trabalhos que tinham apenas um autor com pendência 1 (Pagamento não localizado) o mesmo, foi retirado do trabalho.

3. Os trabalhos que tinham mais de 2 autores com pendencias sejam elas 1 (Pagamento não localizado) ou 2 (Não inscrito no site do evento) foram retirados da lista de apresentação.

LEMBRANDO QUE:
De acordo com as normas ENACEI/SEMAPED, a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição é condição para apresentação de resumo. Assim todos os autores e coautores precisam efetuar a inscrição e o pagamento da taxa de inscrição para que seus trabalhos sejam incluídos para apresentação e, assim, possam ser publicados nos anais do evento.

Em todo o caso, só receberão CERTIFICADO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHO os autores e coautores que tiverem realizado a apresentação, conforme programação a ser divulgada posteriormente, não sendo necessária, no entanto, a presença de todos os autores e coautores na apresentação. Qualquer um dos listados como autores/coautores poderá fazer a apresentação do trabalho.
A comissão organizadora está disponível para quaisquer dúvidas no e-mail: enacei2019@gmail.com
Para envio de comprovante de pagamento utilizem o e-mail comprovante.enacei@gmail.com
DEFINIÇÃO
Grupo de Discussão (GD) é o espaço destinado para apresentação de COMUNICAÇÕES ORAIS, com os artigos oriundos das comunicações sendo publicados nos anais do evento (contanto que sejam enviados no prazo estabelecido e atendam às normas de formatação). Os GDs serão em torno de 20 (vinte), propostos por docentes e pesquisadores universitários, possibilitando abranger diversos subtemas relacionados à educação e ao ensino na escola pública. Desta maneira, o/a participante pode escolher o GD que mais se aproxime de seu trabalho, submetendo o resumo. Caso o resumo seja aprovado, o trabalho completo deverá ser enviado ao e-mail do grupo de discussão escolhido. 
 
INFORMES SOBRE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS:
  • Os GRUPOS DE DISCUSSÃO (GDs) ocorrerão de acordo com a divisão apresentada no CADERNO DE PROGRAMAÇÃO.
  • Todos os trabalhos submetidos, aprovados e enviados no prazo, poderão ser apresentados. Desde que todos os autores tenham comprovado o pagamento da taxa.
  • Os trabalhos poderão ser apresentados por qualquer um dos autores. No entanto não será permitida a apresentação por pessoas que não fazem parte do resumo/artigo.
  • Cada trabalho contará com 10 minutos para a apresentação. 
  • A coordenação do evento disponibilizará PROJETOR, no entanto cabe aos autores a responsabilidade pelos computadores. Assim, não serão disponibilizados computadores para as apresentações.
  • Os certificados serão enviados para os participantes, por e-mail, tipo mala direta. Somente receberão certificados de apresentação os autores dos trabalhos apresentados.
  • Os autores que apresentarem os trabalhos deverão conferir os nomes, os e-mails e deverão assinar a lista de apresentação.
 

Selecione o Grupo de Discussão abaixo para mais informações:

01. Ensino, aprendizagem interdisciplinar e avaliação
  Ementa: O GD Ensino, aprendizagem e avaliação se propõe a discutir trabalhos que focalizem os processos de ensino e aprendizagem em todos os níveis de ensino, a partir de diferentes perspectivas teóricas; a sala de aula como espaço de aprendizagem; o papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Volta-se também para a discussão sobre a avaliação do processo ensino-aprendizagem, incluindo a reflexão sobre concepções teóricas e práticas, elaboração de instrumentos avaliativos, abrangendo ainda, estudos que tenham como enfoque a avaliação institucional e avaliação do Sistema Educacional Brasileiro.

Coordenação: Marcelo Nunes Coelho

E-mail: enacei.gd01@gmail.com
02. Currículo, política e gestão em educação
03. Educação Profissional e Tecnológica: História, Políticas e Práticas
04. Experiências pedagógicas na educação interdisciplinar
05. História, memória e narrativas
06. Cultura, arte, movimentos sociais, comunicação e educação
07. Universidade e formação de professores na educação básica
08. Educação, inclusão, gênero e sexualidade
09. Leitura, escrita e interdisciplinaridade no espaço escolar
10. Ensino, linguagens, textos, artes e interdisciplinaridade na escola
11. Estágio Supervisionado Obrigatório e Não Obrigatório na formação docente
12. Tempos digitais: (multi)letramentos, tecnologias e ensino de línguas
13. Relações étnico-raciais, multiculturalismo e diversidade cultural na escola
14. Base Nacional comum Curricular: bases legais, formação, perspectivas 
15. Inclusão Escolar em tempos de Exclusão Social 
16. Programas formativos, competências formativas e formação docente
17. Ação pedagógica em espaço não-escolares
18. Educação Científica e Tecnológica
19. Aprendizagem Significativa no Ensino em Saúde
20. Os sujeitos, as subjetividades e o ensino
21. Tecnologia, comunicação e educação na interdisciplinaridade da sala de aula