Apresentação


ENACEI


   O III Encontro Nacional Ensino e Interdisciplinaridade-ENACEI, com o tema
Base Curricular, saberes, culturas e ciências: construção do currículo interdisciplinar na escola pauta a perspectiva da construção do currículo interdisciplinar na escola por meio de saberes, culturas e ciências. O evento tem como propósito constituir-se como espaço de discussões e debates para pesquisadores, estudantes da graduação e da pós-graduação, professores universitários e da educação básica que atuam, pesquisam, refletem e problematizam o a atuação docente na escola. As atividades do evento pretendem servir como espaço de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras com foco em reflexões e experiências interdiciplinares, aproximando pesquisadores de diversas matizes teóricas.
   Com tal intuito, pretendemos discutir caminhos para potencializar o fortalecimento da aprendizagem na escola inclusiva, diversa e com qualidade. Assim, pretende-se enfatizar as pesquisas desenvolvidas nas escolas em todo o Nordeste brasileiro, estabelecendo relações com as demais regiões do País. A socialização das pesquisas ocorrerá por intermédio da sistematização de 16 (dezesseis) Grupos de Discussões (GD), considerando quatro eixos estruturantes do seminário que são: 1. qualidade no ensino e interdisciplinaridades; 2. políticas curriculares, práticas escolares e perspectivas interdisciplinares; 3. diversidades na escola, saberes e cultura popular; 4. e Ciências, interdisciplinaridades e formação docente.
    O evento será sediado na Faculdade de Educação (FE), por meio do Programa de Pós-graduação em Ensino (POSENSINO), Mestrado em Ensino, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), tem apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A aglutinação de expressivas instituições acadêmicas com a Secretaria de Educação (SEEC/RN) e, por conseguinte, com as escolas da região, objetiva aproximar o debate acadêmico a respeito das práticas/teorias do ensino interdisciplinar do espaço escolar, intentando diminuir o fosso que separa a discussão teórica das políticas e dos currículos do ensino básico, do fazer cotidiano das escolas e dos seus sujeitos.
   A construção coletiva do ENACEI, apesar de trilhar as primeiras edições, já ocupa lugar importante no debate sobre o ensino e a interdisciplinaridade, tomando como foco a prática docente na escola pública. O evento pretende oportunizar espaço de socialização e publicização das pesquisas e produções recentes dos sujeitos pedagógicos (docentes e discentes), visando apontar o percurso histórico, a atualidade, as percepções e as tranformações teóricas e práticas que envolvem os processos de ensino-aprendizagem interdisciplinar.

SEMAPED


   O II Seminário de Avaliação de cursos de Pedagogia (SEMAPED), com o tema Possibilidades formativas: Avaliando, planejando e reorganizando propostas curriculares propõe espaços de diálogo quanto às possibilidades formativas para cursos de Pedagogia. O evento visa a avaliar o perfil formativo dos cursos de Pedagogia em universidades brasileiras, debater saberes, culturas e políticas para a formação do Pedagogo. Também, pretende fortalecer articulações entre os cursos de Pedagogia de Instituições de Ensino Superior e os sistemas estaduais e municipais de educação, analisar possibilidades, apropriações e implicações curriculares nos/dos/para os cursos de Pedagogia. Nessa perspectiva, propõe avaliar o papel de programas formativos como o PIBID, o Residência Pedagógica, o PET, o PIBIC, dentre outros, na formação do Pedagogo; debater saberes, culturas e ciências necessários para a construção/reformulação do currículo de Pedagogia tomando como referência discussões legais atuais. 
  As atividades do evento pretendem servir como espaço de produção e apropriação de conhecimentos e desenvolvimento de práticas educativas inovadoras para cursos de Pedagogia, aproximando pesquisadores diversos, com ênfase em atividades diversas (pesquisas, ações extensionistas, atividades formativas, estágios, dentre outras) desenvolvidas em cursos de Pedagogia. A socialização das pesquisas ocorrerá por intermédio da sistematização de rodas de conversa e de Grupos de Discussões (GD) e Grupos de Avaliação Curricular (GAC).
  O evento será sediado na Faculdade de Educação (FE), por meio do Programa de Departamento de Educação (DE), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com potencial apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (SEEC). Conta ainda, com apoio de grupos de pesquisas e de programas de pós-graduação da UERN e de IES convidadas a participarem do evento.
  A construção coletiva do SEMAPED ocupa lugar importante no debate de cursos de Pedagogia, tomando como foco possibilidades formativas com vista a reformulações curriculares. O evento pretende oportunizar espaço de socialização e publicação das pesquisas e produções recentes dos participantes.