Palestrantes
Alice Casimiro Lopes

ALICE CASIMIRO LOPES
Doutora em Educação pela (UFRJ). Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Procientista nesta mesma instituição. É Cientista do Estado Faperj e bolsista de produtividade do CNPq.
É editora do periódico Transnational Curriculum Inquiry, revista da International Association for the Advancement of Curriculum Studies (IAACS), e atuou ou tem atuado como membro do conselho editorial de: Journal of Education Policy, Revista Brasileira de Educação, Educação e Realidade, Educação e Sociedade, dentre outras.
Suas pesquisas são financiadas pelo CNPq, pela Capes e pela Faperj. É Diretora do Departamento de Fomento ao Ensino para Graduados (DEPG) na Sub-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa da Uerj.

Image

EURÍPEDES ANTONIO FUNES
Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo e Pós-doutorado pela UNICAMP. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Ceará - UFC. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil Colônia e Império, história e meio ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: escravidão, comunidades quilombolas, identidades, natureza e cultura e movimentos sociais.

Image

RITA DE CASSIA PRAZERES FRANGELLA
Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UERJ. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação – Proped. É Jovem Cientista do Estado da FAPERJ, PROCIENTISTA/UERJ. Bolsista de Produtividade do CNPq. Membro do Comitê Científico da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd/ GT Currículo (2015-2017, 2017-2019). Eleita presidente do Associação Brasileira de Currículo pelo biênio 2019/2020. Coordenadora de área - Educação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. Coordena o GRPesq Currículo, formação e educação em direitos humanos.

Image
 
GUSTAVO GILSON SOUSA DE OLIVEIRA
Professor Adjunto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/CE/UFPE), do Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea do Centro Acadêmico do Agreste (PPGEDUC/CAA/UFPE) e do Departamento de Fundamentos Sócio Filosóficos da Educação (DFSFE/CE/UFPE). Doutor em Sociologia pela UFPE. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Discurso, Subjetividade e Educação.

Image
 
THIAGO RANNIERY MOREIRA DE OLIVEIRA
Doutor em Educação pela UERJ. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação na Federal do Rio de Janeiro. Chefe do Departamento de Didática. É também professor do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (ProfBio) do Instituto de Biologia da UFRJ. É Jovem Cientista do Estado da FAPERJ. Coordena o Bafo! - Bando de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença.
Image
 
ROSANNE EVANGELISTA DIAS

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ) na linha Currículo: sujeito, conhecimento e cultura. Professora aposentada no Colégio de Aplicação da UFRJ. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Políticas de Currículo e Docência e pesquisadora no Grupo de Pesquisa Currículo e Cultura, coordenado pela Dra. Alice Casimiro Lopes (UERJ). É pesquisadora Jovem Cientista do Estado - FAPERJ e Procientista da UERJ.



Image


GERSON DE SOUZA MÓL
Doutor em Ensino de Química. Professor da Universidade de Brasília. Orientador dos programas de pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) e em Educação em Ciências (PPGEduC) da UnB e da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC. Autor e coordenador do livro Química Cidadã, parecerista de revistas cientificas, assessor da Capes, do CNPq e agencias estaduais de financiamento. Pesquisa na área de inclusão, com foco no Ensino de Química a Alunos com Deficiência Visual. Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ).